Somos todos Trumans


 Eu não sei vocês, mas, eu ando com a sensação de estar vivendo naquele filme do Jim Carrey, "O Show de Truman". Cada um de nós é Truman, vivendo situações que parecem absolutamente irreais e descabidas. E que tem sempre alguém nos observando para ver como nos saímos.

Só que no filme, que, na realidade, era um experimento cruel, onde Truman é um homem alijado da vida real desde o nascimento, havia uma alternância entre "coisas boas" e "coisas ruins". Eram sempre criados meios para o personagem sempre fazer o "bem" triunfar. 

Nós, os Trumans da vida real, vivemos absurdos atrás de absurdos sem intervalo, somos muitas vezes levados a fazer coisas para ganharmos likes, views e ainda, acabamos por compactuar tacitamente com situações aterradoras ou normalizar absurdos. 

Somos muitos manipulados por poucos. Nesse grupo de poucos estão inclusos os grandes empresários de mídia de internet, aqueles que detém o verdadeiro poder na economia capitalista. Estes são os que produzem o nosso show de Truman diario. Eles se utilizam dos nossos serviços, do nosso dinheiro, tempo, vícios e energia.

Além disso tudo, a coisa é tão bem amarrada que, trabalhamos para ter dinheiro a maior parte da vida, mas, aí, o dinheiro nunca é suficiente para dar conta de nossas necessidade básicas acumuladas com as necessidades criadas pelos "donos do show". Então, o que acontece? Trabalhamos em 2, 3 empregos, apostamos no jogo do tigrinho, temos filhos para exigir pensão dos pais ou, em um caminho mais obscuro, nos drogamos com drogas lícitas e ilícitas, para sairmos um pouco dos holofotes do nosso próprio show.

No filme, o personagem descobre que havia um mundo real por trás da realidade que sempre conheceu. 

Nós, vivemos na pele essa realidade e tentamos sufocar a dor que ela nos causa postando sorrisos, memes, dancinhas, ah, sim, se pingar um trocado para esse nosso escape, sempre é bom. Afinal, o nosso show sempre tem que continuar, e, render um dinheiro. Que sempre fica quase todo para os proprietários do espetáculo.

Para nós, Trumans do nosso tempo, só nos resta nos adaptarmos e seguirmos, porque a nossa realidade não é feita de cenários de madeira pintada e sim da concreta ilusão de que, trabalhar sem descanso, ter o dinheiro da comida, quem sabe para o lazer, e pagarmos nossos boletos em dia é o ideal para termos uma vida real bem vivida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminho de volta

Lições para meu pai

Sexta feira Santa